4.º Workshop de Escrita Científica – Escrita colaborativa: you, me… [et al.] – Online (Zoom)

17 de junho, 2024

Na investigação científica a colaboração entre investigadores tem desempenhado um papel muito importante nos progressos alcançados. Mas como criar novas redes de colaboração? Que obstáculos teremos que ultrapassar? Os desafios são múltiplos e apresentam-se igualmente ao nível do processo de escrita, onde às singularidades relacionadas com o contexto académico e/ou científico se acrescentam as que resultam da natureza colaborativa do trabalho. Quais as boas práticas que nos poderão ajudar neste processo? Por outro lado, os mais recentes avanços no domínio dos grandes modelos de linguagem (Large Language Models) convidam-nos igualmente a explorar outras dimensões do trabalho científico, na relação que se estabelece entre homem e máquina. Que benefícios poderemos recolher ao utilizar estas novas ferramentas? Como é que o seu bom uso pode aumentar a criatividade e a produtividade na escrita científica? Como nos podem também ajudar na criação de peças visuais, como o poster?

Estas e outras questões estarão em debate na 4.ª edição do Workshop de Escrita Científica, que este ano tem como tema “Escrita colaborativa: you, me… [et al.]”. Realizado pela Biblioteca do Instituto Superior Técnico, em colaboração com o Técnico PhD Hub, o Workshop é constituído por quatro sessões que terão lugar nos próximos dias 26 e 27 de junho e 2 e 4 de julho. As sessões serão realizadas por videoconferência (plataforma Zoom) e acontecerão sempre entre as 17h00 e as 18h30. O programa completo do Workshop pode ser encontrado aqui.

Embora os alunos de doutoramento e investigadores do Técnico sejam os principais destinatários da iniciativa, as inscrições estão abertas a todos aqueles que tenham interesse nos temas a abordar. A participação é gratuita, mas os interessados deverão fazer a sua inscrição através do preenchimento do formulário disponível aqui, sendo o Zoom meeting ID enviado depois por e-mail com a confirmação da inscrição.

Esperamos por si!