Saltar para o conteúdo

Acordos Transformativos

O Acesso Aberto a Publicações Científicas refere-se ao acesso, sem restrições, a publicações resultantes dos projetos de investigação, sujeitas a processos de revisão ou validação científica.

1 – Acordos disponíveis através da b-on:

De modo a fazer cumprir o estabelecido na Política de acesso aberto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), adotada a 5 de maio de 2014 e na Politica sobre acesso aberto a publicações científicas resultantes de investigação financiada pela FCT, aplicável a financiamentos cujo período de candidatura termine após 07/02/2025, a b-on negociou acordos transformativos que permitem a publicação sem custos em revistas híbridas, cujos valores de taxas de APC serão totalmente cobertos pelos custos da subscrição.

As condições negociadas para publicação em acesso aberto ao abrigo dos acordos transformativos que vigorarão durante o triénio 2025-2027 podem ser consultadas em https://www.b-on.pt/acesso-aberto/#acessoaberto

Nota: Os processos aquisitivos que resultarão nos novos acordos não se encontram concluídos. No entanto, algumas editoras disponibilizam, desde já, por iniciativa própria, a publicação em acesso aberto ao abrigo das condições negociadas pela b-on.

Editoras que permitem desde já a publicação em acesso aberto ao abrigo das condições negociadas pela b-on (por ter entrado em vigor o contrato ou por iniciativa própria da editora na ausência deste):

ACM

Annual Reviews

Elsevier

SAGE

 Wiley

Editoras que não permitem a publicação em acesso aberto ao abrigo das condições negociadas pela b-on por não se encontrar ainda o contrato em vigor ou por já ter sido utilizada a totalidade da quota anual:

ACS AIP IEEE
IOP * RSC   (quota esgotada) Springer   (quota esgotada)

Taylor & Francis

Informação IOP*

Apesar de o procedimento aquisitivo com a editora IOP ainda não se encontrar concluído a editora permitiu, por iniciativa própria, a publicação em acesso aberto. No entanto, esta possibilidade teve como base o contrato anterior, que tinha um limite anual de artigos (44). Dado que esse limite foi agora ultrapassado, é necessário aguardar até à conclusão do procedimento para ser possível usufruir das condições do novo contrato.

No entanto, a editora irá permitir reclassificação dos artigos publicados em acesso fechado em revistas híbridas, ou seja, artigos que apenas possam nesta fase ser publicados em acesso fechado serão colocados em acesso aberto após a entrada em vigor do contrato e procederá ao reembolso de taxas de publicação no caso de publicação em revistas gold.

2 – Acordos com outros editores resultantes de assinaturas diretas do IST:

MSP – Mathematical Science Publishers

A MSP implementou a partir de 2023  o modelo S2O (subscribe to open) e, desde então disponibiliza em acesso aberto e sem pagamento de APC’s cinco das suas publicações científicas.

Mais informações em: https://msp.org/publications/s2o/

EMS – European Mathematical Society

A EMS disponibiliza a partir de 2023, ao abrigo do modelo S2O (subscribe to open), o acesso aberto e sem pagamento de APC’s a 22 dos seus títulos de publicações científicas:

Mais informações em:

https://ems.press/subscribe-to-open

https://ems.press/updates/2025-02-05-2025-s2o-announcement

 

 

Qualquer dúvida/esclarecimento adicional contactar:

Isabel Marcos – isabel.marcos@tecnico.ulisboa.pt / ext. 1588

Helena Sousa – hsousa@tecnico.ulisboa.pt / ext. 1804

 

close navigation
close Search