Saltar para o conteúdo

FAQ

Consulte aqui as respostas a algumas das questões mais frequentes relacionadas com os diversos serviços da Biblioteca:

 

1.  A Biblioteca

∗ Quem pode utilizar a Biblioteca do IST?

O acesso aos espaços da Biblioteca e à consulta do seu espólio é aberto e gratuito a toda a comunidade universitária e ao público em geral.

∗ Onde se localiza a Biblioteca do IST?

A Biblioteca do IST está nos três campi do IST e na Alameda ocupa diversos espaços.

∗ Qual o horário de funcionamento da Biblioteca?

Os vários espaços que constituem a Biblioteca têm horários de funcionamento distintos. Consulte aqui  os horários de cada um dos espaços.

∗ É necessário apresentar um documento de identificação para ter acesso aos espaços da Biblioteca do IST?

Não é necessário.

∗ Quero oferecer livros à Biblioteca como devo proceder?

Consulte as normas procedimentais de oferta de fundos documentais à Biblioteca do IST.

 

2.  Coleções

* Que tipo de recursos são disponibilizados na Biblioteca do IST?

Disponibilizamos livros, e-books, revistas científicas impressas e digitais, provas académicas e normas técnicas.

* O que é a biblioteca digital?

A biblioteca digital é o conjunto de plataformas, bases de dados e serviços onde os recursos digitais da Biblioteca estão disponíveis. Entre as quais a b-on e o Scholar.

*Posso aceder à biblioteca digital fora do campus do IST?

Sim, mas terá que ativar o serviço de VPN do IST.

*O que é a b-on?

A b-on é uma plataforma digital que disponibiliza o acesso a milhares de revistas científicas e e-books de alguns dos mais importantes fornecedores de conteúdo.

*O que é o Scholar?

O Scholar é o repositório institucional do IST onde é disponibilizada toda a produção científica da escola.

*Como posso aceder aos recursos da Biblioteca do IST?

Pode consultar os recursos através do agregador de conteúdos da Universidade de Lisboa (EBSCO Discovery Service) ou através do Catálogo Coletivo. Para uma informação mais detalhada sobre os nossos recursos consulte a página Coleções.

 

3.  Empréstimos

∗ Quem pode ter acesso ao serviço de empréstimo domiciliário de livros?

O serviço de empréstimo está disponível para toda a comunidade IST.

∗ Quantos livros posso requisitar em simultâneo e durante quanto tempo?

O empréstimo domiciliário está sujeito a uma política de empréstimos definida consoante as categorias dos utilizadores. Consulte aqui as regras em vigor.

∗ Como posso renovar um empréstimo ou fazer uma reserva?

Para renovar um empréstimo ou fazer uma reserva o utilizador deverá usar a sua área pessoal de leitor no nosso catálogo. Informação mais detalhada acerca do empréstimo na página Catálogo.

∗ Como posso solicitar livros ou artigos que não se encontrem disponíveis na Biblioteca do IST?

Nestas situações deverá recorrer ao Serviço de Empréstimo Interbibliotecas (EIB).

∗ Sou de outra Universidade. Posso requisitar um livro da Biblioteca do IST?

Não, só pode consultá-lo localmente.

Pode, no entanto, verificar se a Biblioteca da sua Universidade disponibiliza o Serviço de Empréstimo Interbibliotecas (EIB) e obtê-lo desta forma .

 

4.  Acesso Aberto e apoio à publicação

5.  Formação de utilizadores

∗ Onde posso consultar o plano de formação da Biblioteca do IST?

Consulte aqui o plano de formação da Biblioteca do IST.

∗ Sou utilizador externo, posso frequentar as formações?

Pode sim.

∗ Como me inscrevo?

Deverá inscrever-se preenchendo o formulário de inscrição que fica disponível na página Inscrições a decorrer na semana anterior à realização da respetiva sessão.

∗ Posso propor temas novos?

Sim, pode propor temas novos através do email bist@tecnico.ulisboa.pt

 

6.  Outros serviços

*A Biblioteca só tem livros técnicos?

Não, a Biblioteca tem na sua coleção vários livros não técnicos.

Temos também uma cabine de leitura com livros desde romance a outros géneros literários cujo lema é “Levar, Doar, Ler, Devolver”.

*A Biblioteca tem salas de estudo em grupo?

Sim, a Biblioteca dispõe de salas de estudo em grupo. Para mais informações sobre disponibilidade e reservas consulte a página das salas de estudo.

*Preciso de um DOI ou ISBN, a Biblioteca pode ajudar?

Sim, a Biblioteca disponibiliza um serviço para atribuição de DOI e de ISBN. Consulte a página do serviço de atribuição de DOI e do serviço de atribuição de ISBN para mais informações.

 

Não consigo encontrar a resposta para a minha dúvida nestas perguntas frequentes. A quem devo dirigir-me?

Deve contactar a Biblioteca :

bist@tecnico.ulisboa.pt

https://www.instagram.com/bibliotecadotecnico/

 

 

close navigation
close Search