O Acesso Aberto a Publicações Científicas refere-se ao acesso, sem restrições, a publicações resultantes dos projetos de investigação, sujeitas a processos de revisão ou validação científica.
De modo a fazer cumprir o estabelecido na Política da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e às práticas de Ciência Aberta previstas no Horizonte Europa e no Plano S, a B-on negociou para o triénio 2022-2024 acordos transformativos que irão permitir a publicação sem custos em revistas híbridas, cujos valores de taxas de APC serão totalmente cobertos pelos custos da subscrição.
O acordo entre as várias editoras prevê um crescimento contínuo na publicação em acesso aberto que se traduz nos seguintes valores:
- 3340 artigos em 2022
- 3550 artigos em 2023
- 3900 artigos em 2024
Todas as instituições aderentes poderão publicar nas várias editoras com quem a B-on negociou, até ao limite estabelecido por cada uma, na modalidade “First come, first served”. Para beneficiar destes acordos é necessário ter em conta a afiliação institucional, que deve estar claramente identificada e as regras próprias de cada revista, com especial atenção para a data e para a tipologia de artigos que estão abrangidos pelos acordos.
Ver condições das editoras cujos contratos já se encontram em vigor:
Qualquer dúvida/esclarecimento adicional contactar:
Isabel Marcos – isabel.marcos@tecnico.ulisboa.pt / ext. 1588 Helena Sousa – hsousa@tecnico.ulisboa.pt / ext. 1804 |