Consulte aqui as respostas a algumas das questões mais frequentes relacionadas com os diversos serviços da Biblioteca:
1. Acesso / Espaços de estudo / Horários de funcionamento |
∗ Quem pode utilizar a Biblioteca do IST?
O acesso aos espaços da Biblioteca e à consulta do seu espólio é aberto e gratuito a toda a comunidade universitária e ao público em geral.
∗ Onde se localiza a Biblioteca do IST?
A Biblioteca do IST está nos vários campi do IST e na Alameda ocupa diversos espaços.
∗ Qual o horário de funcionamento da Biblioteca?
Os vários espaços que constituem a Biblioteca têm horários de funcionamento distintos. Consulte aqui os horários de cada um dos espaços.
∗ É necessário apresentar um documento de identificação para ter acesso aos espaços da Biblioteca do IST?
Não é necessário.
2. Empréstimo, Renovação e Reserva |
∗ Como posso ter acesso ao serviço de empréstimo domiciliário de livros?
O serviço de empréstimo está disponível para toda a comunidade IST que possua registo atualizado no sistema Fénix .
∗ Como posso renovar um empréstimo ou fazer uma reserva?
Para renovar um empréstimo ou fazer uma reserva deve utilizar a área pessoal de leitor no nosso catálogo. Mais informações em https://bist.tecnico.ulisboa.pt/servicos/err/.
∗ Quantos livros posso requisitar em simultâneo e durante quanto tempo?
O empréstimo domiciliário está sujeito a uma política de empréstimos definida consoante as categorias dos utilizadores. Consulte aqui as regras em vigor.
∗ Como posso solicitar livros ou artigos que não se encontrem disponíveis na Biblioteca do IST?
Nestas situações deverá recorrer ao Serviço de Empréstimo Interbibliotecas (EIB).
∗ Sou de outra Universidade. Posso requisitar um livro da Biblioteca do IST?
Não, só pode consultá-lo localmente.
Pode, no entanto, verificar se a Biblioteca da sua Universidade disponibiliza o Serviço de Empréstimo Interbibliotecas (EIB) e obtê-lo desta forma .
3. Pesquisa |
∗Como posso saber se a Biblioteca possui um determinado livro?
O acesso aos dados sobre o fundo documental existente na Biblioteca do IST está disponível através do nosso catálogo – https://catalogo-ist.biblioteca.ulisboa.pt/
∗ Como sei se um determinado documento pode ser requisitado?
Podem ser emprestados os documentos cujo estado do respetivo registo no Catálogo seja “Disponível”. Para os documentos cujo estado seja “Emprestado” pode ser pedida uma reserva.
4. Recursos eletrónicos |
∗ O que é o EDS (EBSCO Discovery Service)?
O EDS (EBSCO Discovery Service) é o serviço de descoberta da Universidade de Lisboa, através do qual pode ser feita uma pesquisa integrada e simultânea em todos os recursos de informação da Universidade (eletrónicos e impressos).
∗ O que é a b-on?
A b-on (Biblioteca do conhecimento online) é um consórcio nacional que disponibiliza às instituições de investigação e do ensino superior o acesso ao texto integral de milhares de periódicos científicos e ebooks online de alguns dos mais importantes fornecedores de conteúdos. Inclui também várias bases de dados referenciais, tais como a Web of Science.
Ver todas as coleções disponíveis em: https://www.b-on.pt/colecoes/
∗ Como posso aceder à b-on e ao EDS a partir de casa?
O acesso remoto aos recursos bibliográficos que a Biblioteca disponibiliza em formato digital tem que ser feito através da utilização do serviço de VPN do IST .
5. Formação de utilizadores |
∗ Onde posso consultar o plano de formação da Biblioteca do IST?
Consulte aqui o plano de formação da Biblioteca do IST.
∗ Sou utilizador externo, posso frequentar as formações?
Pode sim.
∗ Como me inscrevo?
Deverá inscrever-se preenchendo o formulário de inscrição que fica disponível em https://bist.tecnico.ulisboa.pt/formacao-de-utilizadores/ na semana anterior à realização da respetiva sessão.
∗ Posso propor temas novos?
Sim, pode propor temas novos através do email biblioteca.complexo@tecnico.ulisboa.pt
Não consigo encontrar a resposta para a minha dúvida nestas perguntas frequentes. A quem devo dirigir-me?
Deve contactar a Biblioteca : |