Instituto Superior Técnico

Biblioteca do Instituto Superior Técnico

Publicar em acesso aberto

O Acesso Aberto a Publicações Científicas refere-se ao acesso, sem restrições, a publicações resultantes dos projetos de investigação, sujeitas a processos de revisão ou validação científica.

De modo a fazer cumprir o estabelecido na Política da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e às práticas de Ciência Aberta previstas no Horizonte Europa e no Plano S, a B-on negociou para o triénio 2022-2024 acordos transformativos que irão permitir a publicação sem custos em revistas híbridas, cujos valores de taxas de APC serão totalmente cobertos pelos custos da subscrição.

O acordo entre as várias editoras prevê um crescimento contínuo na publicação em acesso aberto que se traduz nos seguintes valores:

  • 3340 artigos em 2022
  • 3550 artigos em 2023
  • 3900 artigos em 2024

Todas as instituições aderentes poderão publicar nas várias editoras com quem a B-on negociou, até ao limite estabelecido por cada uma, na modalidade “First come, first served”. Para beneficiar destes acordos é necessário ter em conta a afiliação institucional, que deve estar claramente identificada e as regras próprias de cada revista, com especial atenção para a data e para a tipologia de artigos que estão abrangidos pelos acordos.

Ver condições das editoras cujos contratos já se encontram em vigor:

 

Qualquer dúvida/esclarecimento adicional contactar:

Isabel Marcos – isabel.marcos@tecnico.ulisboa.pt / ext. 1588

Helena Sousa – hsousa@tecnico.ulisboa.pt / ext. 1804