Instituto Superior Técnico

Biblioteca do Instituto Superior Técnico

Projecto StartMeUp

A 28 de Novembro de 2012 a NOVA Entrepreneurship Society (NES) e a U.S. Embassy em Portugal dão ínicio a um ciclo de vídeoconferências integrado no projecto StartMeUp Powered by U.S. Embassy Portugal.

projecto StartMeUp é baseado em três conceitos fundamentais:

  • Aprender: Organização de cinco programas mensais com uma hora de duração, via vídeo-conferência com especialistas americanos na área do empreendedorismo e inovação que irão partilhar as suas experiências e know-how. Uma parte integrante destas sessões será dedicada ao networking entre empresários, estudantes, representantes do mundo empresarial e instituições que apoioam a inovação.
  • Começar: Para além das sessões por vídeo-conferência, com base nas iniciativas anteriores com o NES, os estudantes e empreendedores irão implementar e/ou desenvolver as suas próprias iniciativas, ideias e planos, apoiadas em indicações dadas pelos especialistas. O projecto incluirá uma série de workshops com um empreendedor/venture capitalist que viajará dos EUA para ajudar os estudantes e empreendedores nos seus projectos.
  • Acelerar: Organização de um evento final/concurso de ideias, para projectos e startups das várias universidades existentes em Portugal, incluindo a Universidade dos Açores. Os projectos em competição serão avaliados por um grupo de peritos com base na originalidade do projecto, na viabilidade do mesmo e outros factores. Os dois projectos vencedores serão contemplados com 12.500 dólares para o arranque do projecto e uma viagem aos EUA com um programa de visitas à medida dos interesses e necessidades de cada projecto.

A primeira sessão do StartMeUp Powered by U.S. Embassy Portugal, conta com a presença do CEO e Managing Parter da Detroit Venture Partners, Josh Linkner. O autor do bestseller “Disciplined Dreaming: A Proven System to Drive Breaktrough Creativity” falará sobre o seu percurso profissional e partilhará casos e experiências de sucesso. Josh Linkner teve o seu livro nomeado como um dos 10 melhores business books de 2011 e actualmente exerce também o cargo de Professor Adjunto na Universidade de Michigan.

O IST em parceria com a Embaixada dos EUA propõe fazer a 3ª sessão no dia 27 de Março no IST – temática University Spin-offs, em videoconferência, seguida de uma sessão de apresentação (e esclarecimento) do projecto.
O projecto é do interesse dos alunos, tendo em conta os prémios, networking e oportunidades que podem surgir.