Instituto Superior Técnico

Biblioteca do Instituto Superior Técnico

Empréstimo, Renovação e Reserva

A partir do dia 21 de setembro o serviço de empréstimo domiciliário retoma o seu normal funcionamento, deixando de existir a modalidade takeaway.

Biblioteca do Pavilhão de Civil encontra-se encerrada por motivo de obras, pelo que qualquer pedido de empréstimo ou de consulta de documentação localizada neste espaço deverá ser submetido, via email, para o endereço bist@tecnico.ulisboa.pt.

Todos os livros devolvidos serão mantidos em quarentena durante 3 dias.

Consulte aqui os horários de funcionamento em vigor.

Empréstimo

O empréstimo domiciliário permite a requisição de documentação para o exterior da Biblioteca durante um determinado período de tempo.

Este serviço é prestado a todos os utilizadores registados na Biblioteca.

O empréstimo domiciliário está sujeito a uma política de empréstimos (PDF, 29KB ) definida consoante as categorias dos utilizadores e a localização das obras.

Renovação

Os empréstimos domiciliários podem ser renovados por mais duas vezes, por iguais períodos de tempo.

A renovação pode ser efetuada diretamente no balcão da biblioteca onde se realizou o empréstimo ou através do formulário  de renovação de empréstimos.

Não é possível a renovação nas seguintes situações:

  • Quando é ultrapassado o prazo de devolução do documento à Biblioteca
  • Quando existe outro utilizador interessado na consulta da obra

Devolução

Os livros devem ser devolvidos na Biblioteca onde foi efetuado o empréstimo, dentro do prazo de tempo definido.

Todos os livros devolvidos serão mantidos em quarentena durante 3 dias.

Reservas

Os utilizadores apenas podem fazer reserva de obras que se encontrem requisitadas por outros utilizadores.

Presentemente as reservas podem ser feitas diretamente nos balcões das respetivas bibliotecas onde se localiza a obra em questão ou através do formulário de reserva de obras.

No caso de recair sobre uma obra mais do que uma reserva, é criada uma fila de espera, de acordo com a ordem de entrada dos pedidos.

Quando a obra é dada como disponível, o requisitante é informado via email institucional e esta fica reservada durante um período máximo de 24 horas. Após esse período a reserva deixará de ter efeito.