Instituto Superior Técnico

Biblioteca do Instituto Superior Técnico

Fundo Antigo

O  Fundo Antigo  da Biblioteca do IST possui cerca de 7600 volumes de monografias dos séculos XVI a XIX, nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia, História e Literatura, tendo sido enriquecido ao longo dos anos com obras que testemunham a transmissão do conhecimento científico, a evolução tecnológica, o ensino da Engenharia em Portugal, ao preservar a memória da Instituição.

O acervo integra obras com grande valor histórico e temático com algumas referências a exposições, congressos, viagens, destacando-se pelas gravuras, desenhos e mapas.

Com o objetivo de contextualizar as coleções na sua importância histórica e posterior divulgação/disponibilização, a Biblioteca do IST pretende iniciar um programa de digitalização da coleção – “Projeto do espólio do fundo antigo da Biblioteca do IST”, que irá permitir a preservação e a partilha com a comunidade.

Informação:

Na sequência do encerramento da Biblioteca Central por motivo de obras, toda a documentação que faz parte do Fundo Antigo (localização “IST-BC Museu” no catálogo biblográfico) encontra-se indisponível.