Instituto Superior Técnico

Biblioteca do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos

Foto1

1. Apresentação

A b-dec, biblioteca do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos, fornece recursos de informação nas áreas da engenharia civil, engenharia de materiais e arquitetura. Está organizada em regime de livre acesso, com exceção da zona do depósito. Tem como missão tratar, organizar, gerir, preservar e disponibilizar documentação e informação à comunidade académica, no apoio ao ensino, aprendizagem e investigação. Disponibiliza instalações, equipamentos e serviços de suporte ao utilizador.

Em conjunto com a biblioteca central e as departamentais, forma a rede de bibliotecas do IST, designada por BIST – Biblioteca do Instituto Superior Técnico. A b-dec teve origem no ano de 1986 no edifício central e foi inaugurada no edifício de Engenharia Civil em 1993. Ocupa uma área de cerca de 470 m2, dividida por dois pisos, com três salas de leitura, uma mezzanine, dois gabinetes de trabalho e um depósito.

Segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00

Instituto Superior Técnico

Campus da Alameda

Edifício de Engenharia Civil

Piso 01

Av. Rovisco Pais

E-mail geral: bibliocivil@tecnico.ulisboa.pt

Direção da b-dec

Nome E-mail Telefone
Jorge Baptista e Silva Prof. do DECivil, Direção da b-dec jbsilva@tecnico.ulisboa.pt 218418319 /   ext. 2319

Equipa

Nome Função E-mail Telefone
  Ana Teresa Pinto  Assistente Operacional  teresa.pinto@tecnico.ulisboa.pt  218418547 / ext. 2547
Marisa Cerqueira Técnica Superior na Área de Bibliotecas e Documentação – Bolseira  marisa.cerqueira@tecnico.ulisboa.pt 218418008 / ext. 2007
Mykola Zaikin Aluno Colaborador – Bolseiro  mikola.zaikin@tecnico.ulisboa.pt 218418547 / ext. 2547
Rosa Traguedo Assistente Técnica na Área de Bibliotecas e Documentação rosa.traguedo@tecnico.ulisboa.pt 218418008 / ext. 2008

2. Apoio ao Utilizador da b-dec

Serviços de Apoio ao Utilizador

• Leitura de presença.
  • Leitura domiciliária a utilizadores internos.
  • Renovações de empréstimos.
  • Reservas de documentos.
  • Empréstimo interbibliotecas a instituições externas.
  • Acesso a recursos de informação eletrónicos.
  • Acesso à Internet e à intranet através da rede wireless.
  • Apoio e orientação personalizados nas pesquisas bibliográficas e utilização da biblioteca.
  • Digitalizações.
  • Guarda de objetos pessoais.

Serviços Técnicos

• Tratamento documental.
  • Gestão e organização das coleções em papel.
  • Difusão da informação.

Regulamentos

Tabela de Classificação

Guias

3. Coleções

O fundo documental integra, atualmente, cerca de 32.120 documentos, descritos no catálogo bibliográfico (livros, teses, publicações periódicas, vídeos, CD-ROM e DVD).

Domínios

• Arquitetura, arte, urbanismo e planeamento territorial
  • Ciências aplicadas (engenharia, gestão de empresas, metalurgia, ciências da computação, construção civil)
  • Ciências exatas e naturais (matemática, física, química, mecânica)
  • Ciências sociais (estatística, economia, administração pública)

Novidades Bibliográficas

• Monografias
  • Teses
  • Periódicos

Divulgação Técnica e Científica

Publicações Periódicas

Teses e Trabalhos Finais de Curso

Teses de Doutoramento
Teses de Mestrado (cursos antigos)

Nota: as teses dos mestrados integrados devem ser pesquisadas no catálogo bibliográfico (KOHA). Não constam nesta seção e não existem exemplares na biblioteca do DECivil.

Trabalhos Finais de Curso

4. Newsletters